Introdução
Neste tutorial, você aprenderá converter a sua distribuição favorita em uma distribuição para executar no coLinux. Para fazer isso, será necessário: entender um pouco de comandos no prompt do windows, um bom espaço em disco, coLinux já instalado e funcionando, o utilitário dd para windows (http://unxutils.sourceforge.net/), que realiza cópias binárias, ele criará a imagem vazia para a instalação e também o emulador de maquina virtual Qemu (http://www.qemu.com/).
Criando a imagem vazia
Quando terminar o processo, você terá uma imagem de 4G
Ripando o CD da sua distro
Se você já tiver o ISO da instalação da distribuição Linux, melhor, não será necessário este passo. Mas, para extrair, faça o seguinte (troque a letra da unidade de CD-ROM conforme necessário):
Iniciando o instalador
Apartir daqui, faça a instalação normal da distro. E quando terminar feche o Qemu.
Acertando a imagem para rodar no coLinux
Depois deste comando, não apague a imagem debian.img ainda, ela servirá de backup caso você faça algo errado, deixe para apagar depois de todos os passos.
Montando a imagem no coLinux
Agora, iremos montar a imagem para criar os arquivos de dispositivos necessários para montar as imagens do coLinux. Abra o arquivo de configuração para incluir a imagem da sua distro e inclua a seguinte linha alterando com a localização correta da sua imagem:Inicie o coLinux, crie o diretório /mnt/tmp e monte a unidade em /mnt/tmp:
mount -t ext3 /dev/cobd2 /mnt/tmp
Se tudo correr bem e sua imagem montar, crie os dispositivos com o comando:
do
mknod /mnt/tmp/dev/cobd$i b 117 $i
done
Copie os módulos do coLinux para a nova imagem:
Por último, finalize o coLinux e altere novamente o arquivo de configuração, adequando para a nova imagem:
Esta pronto, agora inicie sua nova distro.
Um exemplo de uma imagem convertida para coLinux é o Arch Linux 2008 06 core:
Nenhum comentário:
Postar um comentário